Textos

TENHA O QUE OFERECER (CRÔNICA CONSTRUTORA DE MIM)
TENHA O QUE OFERECER...


Quanto tempo demoramos para conhecer alguém? Conhecer mesmo, conhecer de verdade só se você se casar com a pessoa. Às vezes gosto de exagerar...RS... Mas e virtualmente?! Quanto tempo se demora para conhecer alguém. Virtualmente tudo se perde no confuso e uma pessoa boa pode ficar parecendo má e uma pessoa má pode ficar parecendo boa. Melhor achar que somos todos bons? Muitos pensam que sim!

E um bom cronista? Quanto tempo demoramos para descobrir um bom cronista? Pessoas como eu esperam muito de um escritor enquanto tentam aprender com a leitura.  Esperam tema de agradável digestão e boa apresentação sem linguagem rebuscada ou chula. Gostamos de entender tudo rápido e sem grandes extensões para não virar ensaio. Sobrou espaço? Coloque mais coisas na crônica sem deixá-la caminhar pela alameda do infinito. Um tema pode convidar outro tema se a arte for boa.

Neste saber fazer arte o cronista se torna um artista que te prende ao texto como se ele fosse interlocutor de algo importante ou recreativo.  Nenhuma crônica casual é científica. Nada de texto enorme! De acordo com Isabel Furini, você só deve escrever texto longo se já for  famoso. Ups!  Cidadãos comuns como eu não sonham com fama, mas com amor ou dinheiro! Seja realista,  otimista, sentimental ,mas sobretudo,  verdadeiro. Quem te lê quer se encontrar mais que saber se é sua a história, mas para tanto não precisa ser ideal, apenas  real.

Não seja radical. Separe o bem do mal sem desenhar-se maldoso ou bonzinho. A verdade atrai mesmo se em lama ou chamas. Temos sonhos e realidades diversas. A imaginação não é uma fábula  deserta  e somos mais frágeis que flexíveis. Sonhos de amor ou dinheiro  não dependem de belos textos, mas a satisfação de estar lhe servindo com francas palavras, sim!

Na era digital preferimos ler três textos curtos a ler um só. Temos pressa em descobrir o que nos agrada. Perdoem a falta de flores e se coloquei muito areia junto ao cimento, também é perdoável. Não queira ser um vendedor de idéias ou pensamentos. Cada um pensa por si.  Não existe crônica perfeita e por isso poupei essa de lirismo. Sou construtora de mim. Leia com prazer, faça o mesmo ao escrever...O que mudará é o sabor das letras, a cor do dia e os olhos de quem lê. Tenha o que oferecer...

Marília L Paixão
Enviado por Marília L Paixão em 12/01/2010
Alterado em 12/01/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: inoc/flickr