ENCANTADORA DE RUAS E LETRAS
De repente eu era uma dessas escritoras com a enorme missão de rascunhar o belo retrato de outra. Estava prestes a fazê-lo, mas os dados históricos dessa moça eram tão relevantes em minhas lembranças que a caneta caiu e rolou...e fiquei olhando ela rolar como uma jogadora de futebol feminino corre atrás de uma bola no campo. Ela não era uma dessas cidadãs comuns que se vê nas ruas.
Eu bem que podia ficar lembrando de Dagger Lor e a paixão que ele tinha por essa moça que fazia as ruas ficarem mais belas.... Podia..., mas a razão tem seu lugar, o que me fez reservar linhas para as impressões atuais que temos da escritora formada na qual a moça se transformou.
De acordo com Ana Toledo, tanto faz, em prosa ou verso ela esbanja capacidade de expor seus pensamentos e seus muitos adjetivos sem perder o fio da meada, agradando a quem lê pela simplicidade de raciocínio. Jaciara Dias a vê como uma mão liberta, que escreve sem pressa, apenas o que o coração tocar. Seu conhecimento é vasto e seu trabalho é uma explosão de saberes. Para Gisele Leite, ela possui um estilo envolvente e cadenciado parecendo uma flautista hindu encantando a serpente. Djanira Luz enxerga os textos fortes e sensíveis criados por uma mente incrível, dotada de percepção aguçada. Como diz Vanice: Nas letras de Mônica, seu interior e olhar atento nos levam a refletir, questionar as informações que nos chegam. Ela cria e recria sua “casa interior” com palavras que encantam e emocionam.
Na verdade, ela, depois de tanto fazer com que as ruas ficassem belas, decidiu que faria dessas ruas, um universo literário de infinita grandeza. É perfeccionista e onde sobrava beleza, inteligência não iria faltar. O resultado é este que comprovamos nas leituras que fazemos. O que variamos é nossa forma de tirar o chapéu. Que a dúvida é entre tirar ou aplaudir primeiro.
Era o que eu pensava quando a caneta caiu. E para o aniversário, essa data querida, termino o texto fazendo do desejo de Vanice o desejo de todas as escritoras do BVIW: muitas alegrias repletas de palavras a emoldurar seus dias.
Amamos muito sua presença no BVIW
Amamos muito você!
E todo bem lhe desejamos.
Parabéns, Mônica Mello!
Parabéns, Mônica Cordeiro!
Marília L Paixão, Ana Toledo, Jaciara Dias, Djanira Luz, Gisele Leite e Vanice Zimerman