QUAL SERÁ O PÚBLICO ALVO DESTE TEXTO?
Há textos que tornam uma análise difícil, outros oferecem um prato cheio para ser destampado e devorado. Dependendo do texto, podemos até temperá-lo ao nosso gosto. Isto é, observar se faltou sal, se passou na pimenta, se o óleo está visível no ensopado, se a salada levou azeite. Enfim, sob uma observação mais atenta, nenhum detalhe passa despercebido, seja dos que enriquecem um texto ou dos que empobrecem. O mais importante, é que o texto ofereça o que falar sobre ele, caso contrário o prato vai levar uma canelinha com banana para completar o almoço.
Mas...Vamos pensar o seguinte: Se alguém vai analisar meu texto, melhor que ele tenha um conteúdo consistente. E se passar por sua cabeça o seguinte pensamento: Vou deixar de escrever do jeito que eu gosto por conta do que alguém vai escrever sobre meu texto? -- Não! Talvez você pense em oferecer mais que o básico, pense em caprichar como quando na escola se deseja uma boa nota. E o que há de mal nisso? Absolutamente nada. É o desejo de estar fazendo cada vez melhor que nos motiva. E nada melhor do que estar sob os olhos do outro para saber como vai indo este termômetro.
Não é para pegar um texto e esfarelar um mundo lá dentro. Excesso de informação pode cansar o leitor e não queremos que o texto seja abandonado no meio do caminho. Por que se no meio do caminho existir uma pedra, ela não poderá ser o excesso de conhecimento.
Outro dia ouvi o seguinte comentário: - Tem texto que a gente vai ler com o espírito preparado para uma aula. O tempo todo é um saco! Se eu fosse deixar de ser fiel ao que eu ouvi eu mudaria o final da oração: O tempo todo é exaustivo. Escrever pede essas diferenciações entre o que se fala. Mas por que estou expondo essas questões aqui? Porque o que o leitor pensa nos interessa. Então temos que pensar, para quem escrevemos? Ex: Qual será o público alvo deste texto?
E se alguém disser: - Mas como caprichar num texto de vinte linhas? A resposta é simples: - Sendo um BVIW writer. Escritoras do BVIW trabalham com textos curtos para mentes grandiosas. Daí, o desafio de em tão poucas linhas ter muito a oferecer, vai da habilidade de cada um.