Eu não tenho HBO - BVIW
A HBO está apresentando uma recriação de uma série de TV de 1973 de Ingmar Bergman, chamada Cenas de um casamento. Quem se dedicou ao trabalho de apresentar nova versão para essas crises conjugais foi o Israelense Havaí Levi. De acordo com a análise de Inácio Araújo, na cena de abertura, de 1973,
o não dito é o que mais diz sobre o que virá — as dificuldades da vida conjugal. Já na série de 2021, o
dito demais é tão intenso que o palavrório acaba por dizer muito pouco a respeito das relações do casal.
Fiquei pensando entre silêncio e falatório, o quanto se sabe de um casal? No auge dos desentendimentos, palavras possuem a velocidade dos fuzis que caçam javalis. Por outro lado, greve de silêncio pode confundir almas, amargurar corações. Como não tenho HBO hoje e devia assistir Rin-tin-tin em 1973, entre silêncio e falatório excessivo, prefiro validar nos relacionamentos as grandezas dos gestos e as emoções dos planos em comum.
E no ar ficaria o pessimismo de Bergman ou o sarcasmo de Woody Allen, já que Inácio considerou a versão atual cheia de caricaturas inócuas. Para fazer outra análise, só vendo a série da HBO, essa que não tenho. Ainda bem que a Folha de São Paulo, tenho. Por fora de tudo é que não fico.
-------
Resultado do encontro do BVIW
http://www.bviwmais.com