Textos

A rua dos mortos - BVIW

A rua dos mortos - BVIW

 

Jim era funcionário do correio que ficava em frente à estação do trem que levava gente até a capital e outro estado. Os mais acostumados com os usuários identificavam logo as caras novas. A da moça que Jim via era de uma elegância distinta demais para não ser percebida.

 

- Precisa de ajuda?

Clarice olhou o jovem bronzeado; nem feio, nem bonito, mas devido ao uniforme dos correios, inspirava confiança. E de endereços ele devia entender bem.  - Na verdade, preciso achar o endereço da minha futura residência, que fica no fim da rua…Aluísio Azevedo.

- Ah! Aguarde só um pouquinho, que essa rua tem história. Ajeitou os últimos pacotes  no carro, despediu-se do motorista e sentou sem rodeios ao lado da moça.

- Olha, tem certeza que é a última casa da Aluísio Azevedo? - Sim. Ficou pra mim de herança. - Essa rua é conhecida aqui como a rua dos mortos. Pouca gente mora lá. A última casa está abandonada faz décadas. Das pessoas que entraram lá, ninguém sabe contar que fim tiveram - Eu não acho que você deva ir lá sozinha. Tem algum parente aqui?! - Não.

- Mas eu tenho a escritura, as chaves, tenho tudo certinho. Acha que a casa foi invadida? Preciso ir com a polícia?!

- Não. Mas é uma casa cheia de mistérios. Deseja que eu a acompanhe?! - Se você puder…

 

Não demoraram e percorreram a rua dos mortos. Os casebres possuíam placas com nomes de escritores. Parecia uma vila literária consumida pelo tempo. A última casa estava com as janelas vedadas, preenchida com tijolos, mas ainda existia a porta,tão bem cerrada, que as chaves de Clarice não tiveram serventia. Jim arrumou-lhe um chaveiro, depois um pedreiro com ferramentas e a porta veio ao chão. Junto a ela, a queda de centenas de livros. Não teria como entrar sem se desfazer de todos aqueles invasores. A moça parecia extasiada diante os livros e de repente, dela, sobrara caído no chão somente o laço de fitas do seu cabelo. Foram embora no Jeep arrepiados, o carteiro, o chaveiro e o pedreiro. Não sem antes arrumarem a porta.

 

Marília L Paixão

Marília L Paixão
Enviado por Marília L Paixão em 08/08/2023
Alterado em 12/08/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: inoc/flickr