Textos


Quando o olhar distancia-se - Destaques

 

 

Destaques by Ana Deister


 

Saudações literárias a todas!

 

Me perdoem se eu estiver errada, mas tive a impressão que o tema da semana não mobilizou muito a emoção que se traduz em palavras. De qualquer modo, desafios são sempre bem vindos.

Quando Marília me pede para fazer os destaques, eu sempre dou preferência aos textos que tratam o tema de forma menos óbvia e enveredam por caminhos mais surpreendentes. Dito isso, aqui vão as minhas escolhas:

 

 

Jéssica - A viagem

 

Focando em elementos do presente, como uma prosaica viagem de ônibus, a autora se distancia desse mesmo presente, como tantas vezes acontece nessa situação, para uma reflexão, ainda que momentânea, sobre o ritmo e as inquietudes da vida. E não é mesmo o presente nosso principal material para a filosofia?

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7905449

 

Zélia - Só me restou o branco

 

Falando em filosofia, vem a autora nos convidar à uma reflexão a partir de Nietzsche. A realidade externa se impõe, e muitas vezes rouba os nossos devaneios. Enxergar outras coisas que não o eu, foi uma bela mensagem deixada por essa crônica.

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7905439

 

Lu Narbot - Maresia

 

Os elementos da natureza quase sempre são gatilhos para um mergulho nas próprias motivações e pensamentos. Nessa crônica, a solidão da autora se suaviza através da contemplação desses elementos, e na constatação de que há consolo nas memórias, ainda que das nossas perdas.

 

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7905443

 

Gisele - Distância salutar

 

Com referência à Bauman e seu conceito de liquefação de tantos aspectos da vida moderna, a autora caminha por vários aspectos da nossa realidade doentia, e nos convida a uma centelha de esperança através de um olhar mais abrangente sobre essa mesma realidade.

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7905482

 

E que venha o tema da próxima semana!

 

Ana Deister

 

-------------------------

 

Meninas, aqui é Marília agora!

Eu adorei os textos, achei todos lindos. Alguns mais preocupados em passarem grandiosas mensagens e em serem belos, do que com o tema propriamente dito. Mas vamos que vamos! Cada um com sua necessidade de expressar-se mesmo o texto tendo distanciado-se do propósito. Fico feliz com a participação de todas e acredito que estas derrapadas seja até meio inconsciente. Aproveito a oportunidade para parabenizar todas pela evolução textual que tenho presenciado com muito prazer, a cada encontro. 
 

Love

Marília 

--------

 

 

Marília L Paixão e Ana Deister
Enviado por Marília L Paixão em 11/10/2023
Alterado em 11/10/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: inoc/flickr