Textos


PODE PEGAR LÁ! - BVIW

 

 

Desde que a terceirização bateu na porta da escola, adeus gentileza! Outro dia uma das moças da limpeza deu umas vassouradas catando sujo. Quando ela ia sair, pedi que passasse a vassoura debaixo da mesa que eu estava usando. Passou com má vontade. Parecia até que eu tinha pedido para ela ir para a forca.

 

Em recente viagem em MG, parei num lugar inusitado para ir ao banheiro. Voltando deste, vi uns pães de queijos lindos tamanho manga rosa, moreninhos já no ponto ainda rodando numa assadeira elétrica. - Moça, você pega um pão de queijo para mim. Depois de vencer o desãnimo de ter que largar o celular, ela enfiou uma luvinha plástica fininha transparente na mão. Então eu sugeri que era melhor espetar um com o garfo. Para não se queimar ou o plastico derreter no meu pão de queijo, pensei. A moça nem me deu ouvido. Talvez nem soubesse o que era garfo. Pegou o pão de queijo com a mão de luva e largou ele direto na minha mão. Eu tive que jogar ele para cima feito peteca para não me queimar. Perguntei onde tinha um guardanapo e ela apontou para uma mesa a cinco metros distante. – Pode pegar lá! Lá tinha uma garrafa de café, troncos de queijo. Voltei até a moça. - Moça, me arruma um café! - Pode pegar lá. Peguei usando copo descartável. Voltei até ela - Acho que vou querer pão de queijo com o queijo nozinho. Tinha também queijo canastra pela metade, mas não tinha faca. - Pode pegar lá. Era a resposta.

 

Pegar com o quê?! De novo me veio o pensamento de que ela não sabia da existência de talheres ou a preguiça era tamanha. Eu mesma parti meu pão quente com o guardanapo, enfiei nele um pedaço do nozinho e comi achando bom, apesar de todo serviço que dei à moça. O serviço terceirizado é assim, eles são contratados, ganham mal e trabalham mal. Agora a IA vai acabar terceirizando este povo todo.

 

Marília L Paixão

imagem google.

 

Marília L Paixão
Enviado por Marília L Paixão em 27/03/2024
Alterado em 28/03/2024
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: inoc/flickr