MANHÃ DE RECOMENDAÇÕES SINCERAS
MANHÃ DE RECOMENDAÇÕES SINCERAS
Marília L. Paixão
Não é todo dia que eu acordo assim. Mas é bom podermos acordar sem o peso do desconforto de quem não dormiu direito ou o medo da manhã que se inicia. Aqueles dias em que você pensa assim: será que darei conta de tudo? Mas o bom mesmo é você acordar como quem dormiu inteira, inteiramente tranqüila e poder falar um grande oi para o outro não importando se teve algum pesadelo ou não. Caso contrário você poderá ter acordado com a cara virada para você mesmo. Quer um café?
Começar uma boa manhã também depende de nos oferecermos as coisas que gostamos. Se há tempo para o breakfast, por que não? Pega logo o pão integral com bastante grãos que eu já enjoei dos light. Também dizem que a maioria são falsos. Quero nada falso nesta manhã! Quero meu cottage cheese, minha geléia de morango e se bestar no final ainda tomo uma xícara sem vergonha de leite quente com Nescau. Contei que tem um bolo integral multigrãos em cima da geladeira?
E temos aquelas manhãs em que tomamos só o cafezinho correndo e saímos. Nestas manhãs o tempo para o espelho rouba o tempo de dar uma sentadinha à mesa e a aparência parece ser tudo! Já pensou você sair com a cara de quem ainda está agarrado ao travesseiro? Não dá! Lá fora tem um monte de gente que lhe dirá um oi e alguns até com benéfica alegria. Temos que pensar nestas pessoas e também oferecermos nosso melhor para elas. A vida deveria ser só uma troca de coisas boas. Este negócio de você tomar seu café com deleite e logo na esquina um fome zero tentar lhe roubar uma bolsa não tá com nada! Ele acaba lhe roubando toda a alegria de viver. Afinal, você trabalhou bastante por todos os grãos do seu café da manhã e tem feito isso por anos.
Nesta minha última viagem a minha cidade fiquei sabendo que uma irmã minha foi arrastada pela sua bolsa, mas ela segurou com tanta força e não queria largar a bolsa.
Mãe disse que um moleque lhe havia puxado a bolsa e ela não soltou. Caiu no chão e o moleque também não desistiu fazendo ela arranhar os braços na calçada. A amiga que estava junto lhe recomendou: - Larga a bolsa! Larga, deixe ele levar!
Ela não deixou, mas ele conseguiu levar e então elas gritaram, gritaram. - Pega! Pega ladrão! ladrão, ladrão!
Fiquei imaginando que tipo de ouro minha irmã tinha naquela bolsa, para tanta resistência, mas creio que ela deve mesmo carregar mais ouros que eu. rs.r.s...( sem dúvida, pois meu ouro sou só eu mesma )
Não é que outras pessoas começaram a correr atrás do moleque com a bolsa e ele jogou a bolsa debaixo de um caminhão e um outro moço pegou e devolveu para a minha irmã?! Isso foi em Governador Valadares,MG, uma cidade de 260.000 habitantes cheia de trombadinhas. Só cordãozinho no pescoço eu tive três arrancados brutamente no decorrer dos anos em que por lá cresci. Mas se tem alguém que desejar passar algum dia por lá, é bom saber que a moda nova se trata das multas de trânsito. Ouvi dizer até sobre um adesivo de carro: “Visite Valadares e ganhe uma multa” Portanto, obedeça a sinalização com bastante atenção. E para não ser negligente, faça o certo, obedeça a sinalização em todo território nacional. Afinal, nos Estados Unidos você não é besta de não obedecer, né?! Desobedece para você ver!!! Lá a lei é outra coisa, é uma coisa que parece lei mesmo!
Agora vamos ao real objetivo desta crônica. Se você chegou até aqui a recomendação de coração é para que você leia um texto bastante denso, rico, lindo, lírico, filosófico e inteligentíssimo chamado MEU OUTONO EM ROMA da Ana Maria Ribas Bernardelli. Qualquer pessoa inteligente que tirar um tempinho para ler este texto vai se sentir satisfeita e grata. Ela disse que se trata do texto que ela mais ama. Aproveito e vou recomendar o texto que eu também acho que é o que eu mais amo e que mais tenho orgulho de ter escrito: UM CASO DA INTERNET. Este está disponível on line e faz parte do livro CONTOS FANTÁSTICOS 13 da Câmara Brasileira de Jovens Escritores.
Mandei para o processo seletivo deles e eles gostaram. Mas leia o da Ana primeiro que é sério e rico e está aqui no recanto. O meu é mais para divertimento, pode deixar para quando você estiver bem à toa. Mas acreditem: essas recomendações são de primeira!
Marília L Paixão
Enviado por Marília L Paixão em 14/05/2008
Alterado em 30/06/2008